Oficina do Projeto Respiração | Anna Bella Geiger | Redes de Desenvolvimento da Maré


Fundação Eva Klabin realiza oficina de arte na Maré

A Fundação Eva Klabin realiza a Oficina do Projeto Respiração dirigida aos alunos do curso de Mediadores Culturais do Ponto de Cultura Rede de Arte e Cultura da Maré. A oficina será comandada pela artista plástica Anna Bella Geiger e tem o objetivo de apresentar ao grupo o Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin e propor atividades que, a partir do conceito do projeto, proporcionem aos participantes uma experiência de aproximação com a arte e com seu potencial transformador.

O Ponto de Cultura é ligado à Redes de Desenvolvimento da Maré (www.redesdamare.org.br) e promove, entre várias outras atividades, o curso de formação em mediação cultural para jovens interessados em arte e cultura e que desejam futuramente atuar na produção e difusão de projetos e atividades culturais.

O Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin, criado em 2004 pelo curador Marcio Doctors, consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas, propiciando novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange 4.000 anos de história da arte, do Egito Antigo ao Impressionismo. Em 2011, o Projeto Respiração está sendo levado a comunidades da cidade, através de oficinas de arte, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Anna Bella Geiger é escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora. Sua obra é marcada pelo uso de diversas linguagens e a exploração de novos materiais e suportes, situando-se no limite entre pintura, objeto e gravura. Tem trabalhos (fotografias) em museus como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque; O Centro Georges Pompidou em Paris; A Getty Collection, em Los Angeles; o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; a FOGG Collection, em Harvard, Boston e a Biblioteca Pública de Paris. Atualmente apresenta a exposição Anna Bella Geiger circa MMXI no Arte Sesc, no Flamengo, em que faz uma retrospectiva de 60 anos de sua trajetória.

Oficina do Projeto Respiração | Anna Bella Geiger | 18 e 20 de agosto de 2011

Local: Redes de Desenvolvimento da Maré - tel (21) 3105-5531- www.redesdamare.org.br

Realização: Fundação Eva Klabin - site: www.evaklabin.org.br
blog: www.projetorespiracao.blogspot.com

Coordenação e organização: Ruth Levy
Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Foto: Circa | Projeto Respiração | 2006
Vicente de Mello