Oficina do Projeto Respiração | Paulo Vivacqua | Arte Sonora


O Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin, criado em 2004 pelo curador Marcio Doctors, consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas, propiciando novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange quatro mil anos de história da arte, desde o Egito Antigo até o Impressionismo. Dessa forma, o artista oxigena, revitaliza e atualiza o sentido da coleção.

Em 2011, o Projeto Respiração está sendo levado a comunidades carentes da cidade, através de oficinas de arte, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. A próxima oficina será Arte Sonora, realizada pelo artista plástico Paulo Vivacqua, nos dias 10 e 11 de agosto, para alunos do Solar Meninos de Luz.

A oficina começa com uma apresentação da museóloga Ruth Levy sobre a Fundação Eva Klabin e o Projeto Respiração. Em seguida, o artista Paulo Vivacqua, que participou da 4ª edição do Projeto Respiração com a intervenção Visita, fará uma apresentação sobre seu trabalho, os princípios que o regem e a proposta da oficina. Vivacqua vai trabalhar com a idéia de objeto sonoro, falando da historia da arte sonora e da musica, apresentando exemplos e vídeos, mostrando a abordagem do som de uma nova maneira, deslocando seu contexto original e analisando suas características. Depois, cada participante irá escolher um determinado som que tenha um significado especial, relacionado a algum estado emocional ou situação e, no segundo dia da oficina, poderá expor sua escolha, descrever esse som e o contexto em que ele se insere. Mais do que reproduzir o próprio som escolhido, o interessante é cada um relatar a sua experiência; falar sobre o som como um exercício de imaginação.

Paulo Vivacqua é artista plástico e músico. Em 2001 foi selecionado pela Bolsa Virtuose para desenvolver seu projeto sobre “A Instalação Sonora” como Artista Residente na Apexart em Nova York, onde aprofunda sua pesquisa no território híbrido entre música e artes plásticas e o cruzamento entre som e espaço. Entre as obras que se destacam nos últimos anos Sound Field (2002, Sound in the Landscape, Artomi), Escape (2002, Museu del Barrio) e Radio Polyphony (2003, Diapason, The Thing) e Sentinels (2004, Sculpture Center ) todos em Nova York. Em 2005 Residuu (5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre), 2006 Stereo Desert (Townhouse Gallery – Cairo) Nympheas (Galeria Artur Fidalgo – Rio), 2006 Visita (Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro). 2007 Deserto (Sternesen Museum – Oslo) e Real Imaginário (Museu Imperial – Petrópolis). Em 2008 foi selecionado para o Prêmio Arte e Patrimônio com o projeto para espaço público Sentinelas, Deserto (Centro Cultural da Caixa Economica Federal – Brasília) e Lug(ar) (1+7 – Museu Vale, Vitória Espírito Santo). Trabalhos recentes incluem a individual V(ar)riações (Galeria Artur Fidalgo – Rio), Artista convidado do 63º Salão de Arte do Paraná em Curitiba no MAC (Museu de Arte Contemporânea) e kms5n6j6jw6EHkuhuf7ytgEQg4jk46a45h (Galeria Laura Marsiaj - Rio, 2011).

O Solar Meninos de Luz é uma organização civil, filantrópica, em funcionamento desde agosto de 1991. Promove educação formal e complementar em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Oficina do Projeto Respiração - Paulo Vivacqua - dias 10 e 11 de agosto de 2011. Local: Solar Meninos de Luz - Rua Saint Roman, 149 - Copacabana - Rio de Janeiro / RJ - tel: (21) 2522-9524 - www.meninosdeluz.org.br

Realização: Fundação Eva Klabin - www.evaklabin.org.br - Coordenação e organização: Ruth Levy - Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Nympheas / Foto do artista